sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril


Apesar de não poder deixar passar esta data tão importante em branco, é um tema que me causa estranheza. Talvez por ter nascido pós-25 de Abril, e a data me parecer tão longe mas ao mesmo tempo tão presente.
Não tenho muitas referências familiares acerca desta data pois a minha família sempre viveu em África e só voltou no pós, e nas colónias a vivência foi muito diferente. A minha maior referência é uma série que passa na RTP1, "Conta-me como foi", que recomendo vivamente a todos. Já há muito que não via série tão boa, apesar de ser formato espanhol. Aqui está a prova de que quando nos empenhamos as coisas resultam muito bem!

Se quando era pequena ouvia falar no 25 de Abril como uma coisa boa, que nos fez libertar do clima de opressão que vivíamos, hoje em dia as coisas alteraram um pouco, vejamos:
- O Salazar foi eleito o melhor português de sempre
- Ouvimos frequentemente dizer que no tempo do regime se vivia melhor que agora (o que era impensável anos atrás)
- Ouvimos também dizer: "quem nos dera cá um Salazar outra vez! Aqueles é que eram bons tempos. Ele não era mau só não queria que falassem mal dele..."
- etc...

Falar dos nossos políticos nem vale a pena... As bases que deveriam sustentar um país estão "pelas ruas da amargura", Educação, Saúde, Justiça, Trabalho...
Perdem tempo com guerrinhas internas quando deviam estar a lutar unidos por um Portugal melhor, mais justo, com mais oportunidades...

Parece que o 25 de Abril só serviu para cada um fazer e dizer aquilo que quer, não olhando a meios nem a ninguém...


Em que Portugal é que vivemos?!?

Sem comentários: